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Nutrição

Guideline Daily Amounts (GDA) ou Valor Diário de Referência (VDR) – em português,  é um selo que destaca o valor energético (calorias) e 04 importantes nutrientes relevantes para a saúde – calorias, gordura, gordura saturada, açúcar e sódio. O principal benefício é ajudar o consumidor a tomar uma decisão consciente, comparando a quantidade oferecida na alimentação desejada com a quantidade recomendada para o consumo diário baseado em uma dieta de 2.000 calorias para um adulto.

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Os Valores Diários de Referência já são mandatórios pela legislação brasileira (com exceção do açúcar). A diferença é que o selo do GDA destaca as informações selecionadas na parte frontal (Kcal) e posterior (gorduras, açúcar e sódio) por meio de uma comunicação amigável, clara e de fácil entendimento.

É importante ressaltar que as necessidades de energia e nutrientes de cada pessoa serão diferentes em função de diversos aspectos, como idade, peso, nível de atividade física, etc. Não se trata, portanto, de valores ajustados a cada indivíduo, mas de um guia para saber o que comemos do ponto de vista nutricional e a incidência que este alimento tem na alimentação diária. O GDA foi criado na Grã-Bretanha em 2006, numa ação da Mars em conjunto com a indústria alimentícia, governos, organizações de defesa do consumidor e nutricionistas. A Mars foi a primeira empresa do setor a anunciar o uso global do GDA em todas as suas embalagens de snacks e chocolates.

Entenda mais sobre o que são calorias e cada um dos nutrientes destacados no GDA:

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Calorias: Valor energético do alimento, as calorias são necessárias para manter o corpo funcionando. Quanto maior a atividade, mais calorias o organismo utiliza. Para um estilo de vida saudável, preciso haver um equilíbrio entre consumo de calorias e atividade física. A combinação de consumo de calorias em excesso e sedentarismo pode levar à obesidade. Em geral, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma dieta diária de 2.000 calorias em média para um adulto.

Gorduras Totais: Uma dieta balanceada deve incluir gorduras, que fornecem energia e desempenham importante função na química do organismo. Há dois tipos de gorduras: saturadas e insaturadas (poliinsaturadas e monoinsaturadas). O valor diário máximo recomendado é de 65 gramas para um adulto.


Gorduras Saturadas: Provenientes principalmente de fontes animais, o consumo excessivo pode causar o aumento do colesterol ruim (LDL) no sangue, elevando o risco de problemas no coração. O valor diário máximo recomendado é de 20 gramas para um adulto.

Açúcares: Do grupo dos carboidratos, os açúcares são fontes de energia para o organismo e combustíveis primários usados pelo cérebro e células vermelhas do sangue. Em excesso, entretanto, podem levar ao aumento de peso. A OMS recomenda que a ingestão diária de açúcares não ultrapasse a 10% do total de calorias consumidas. Ou seja: em dieta de 2.000 calorias, o consumo de açúcares deve se limitar a 200 calorias, o equivalente a 2 colheres de sopa. No Brasil, porém, não há valor diário estabelecido para esse nutriente.


Sódio: Presente no sal, o sódio é fundemental para manter o equilíbrio do volume de água no corpo, além de contribuir para dissolver gorduras nocivas à saúde, como o colesterol. O valor diário máximo recomendado é de 2,4 gramas (1 colher de chá).

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